Untitled Document
ARTIGOS - PSICODIÁGNÓSTICO

Psicodiagnóstico

Vanessa Muller[1]

 

De acordo com Ancona-Lopez (1995), o psicodiagnóstico é realizado com tempo limitado, buscando descrever e compreender a personalidade total do paciente, abrangendo, assim, aspectos atemporais. Desta forma, podemos dizer que, um de seus objetivos é direcionar o trabalho terapêutico.

Segundo Cunha (1993), psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, no qual realiza-se uma avaliação psicológica, por meio de testagem. A realização dos testes possui propósitos clínicos e são definidos durante a realização do diagnóstico. O autor define que o objetivo do psicodiagnóstico abrange  a compreensão de problemas com base em pressupostos teóricos, identificação e avaliação de aspectos específicos ou classificação do caso e possível previsão de seu curso, comunicando, ao final do trabalho, os resultados obtidos.

A utilização da bateria de testes propicia o levantamento de dados que devem ser interligados com o histórico do paciente. A obtenção do histórico é realizada com base no plano de avaliação, pré-estabelecido através de perguntas ou hipóteses iniciais, que auxiliam na definição dos instrumentos e momento adequado para sua aplicação.

Segundo Cunha (1993),

 

                      Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou informadas através de passos pré-determinados e com objetivos precisos.

...

 

         O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utiliza-los. (p.05).

 

 

 

 

 

Referência Bibliográfica:

 

 

ANCONA-LOPEZ, S. O mundo do adolescente. In:    ANCONA- LOPEZ, M. Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo.

       Cortez. 1995.  Cap. 02.  p. 26  -  36.

 

CUNHA, J. e Col. Fundamentos do psicodiagnóstico. N.:  Psicodiagnóstico-R. 4.ed.  Porto Alegre. Artes Médicas. 1993. Cap. 01.  p.  3  -  10.

 



[1]  Psicóloga Clínica de Abordagem Psicodinâmica - CRP: 06/65914

 




Voltar para Artigos
Psicologia Mooca - Todos os Direitos ReservadosRua Tobias Barreto, 578 - Mooca - São Paulo - SP - Tel. 11 2601-8092 - Whatsapp +55 11 96205-6865