Untitled Document
ARTIGOS - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL

Alexandra Bertani[1]

Vanessa Muller[2]

 

            A orientação vocacional é um modelo de atendimento psicológico focado na escolha profissional.

            Partindo do princípio que nossa vida é formada por escolhas e que uma das mais importantes e difíceis é a profissional, a orientação vocacional atua como facilitador para tal. Não significa que ao término do trabalho, o psicólogo dirá qual profissão o indivíduo irá seguir, e sim, dará instrumentos para a decisão através de suas preferências e identificações.

            Cunha, 1977 separa as características pessoais em arquétipos que define como: “traços de personalidade, aptidões, interesses e valores, formando assim, um tipo ideal”. Dessa forma, foram elaborados os arquétipos profissionais, que correlacionam características pessoais com as profissões.

 

O MESTRE – simboliza a necessidade de aprender e o desejo de ensinar. (ciências humanas).

O CURADOR – simboliza o ideal de minimizar o sofrimento, seja ele físico ou psíquico. (ciências biológicas).

O ORGANIZADOR – detalhista, com capacidade de perceber o todo e as partes.

O DIRECIONADOR DE IDÉIAS – corajoso e otimista, não se sujeita aos problemas do presente, tendo como ideal uma vida melhor. (ciências humanas).

O PESQUISADOR DA VIDA – lógico, preciso e intuitivo, está aberto ao novo. (ciências biológicas).

O REALIZADOR – traz para o concreto planos, ideais, sonhos e visões. Da continuidade a vida, a obra da criação. (ciências exatas).

O MANIPULADOR DE NÚMEROS – simboliza a precisão na busca da verdade, oferecendo potencial ao desenvolvimento humano. (ciências exatas).

O PESQUISADOR DA TERRA – com sua inteligência e determinação vai desvendar os mistérios da vida. (ciências exatas).

O PROTETOR DA VIDA – há de ser curioso, dedicado, perceptivo e apaixonado. Percebe-se como parte da natureza e nela assume seu tom e seu instrumento. (ciências biológicas).

O BUSCADOR – capaz de mobilizar sua inteligência, emoção, intuição e energia na vivência e na transmissão da busca por essa capacidade. (ciências humanas).

O COMUNICADOR – tem o poder noticiar as boas e más notícias, mas não cabe a ele traçar o destino dos povos, apenas anuncia-los. Mas ao fazê-lo, cria para todos a oportunidade de modificá-lo. (ciências humanas).

ARTISTA: O REALIZADOR DO BELO – é o que nos leva a transpor limites, enriquecer a realidade, explorar sentimentos, despertar a criatividade. Simboliza a possibilidade de sermos criadores do mundo. (ciências humanas).

O GUARDIÃO DA ORDEM – corajoso, combativo, entusiasmado, propenso à aventura, a dominação e ao exercício da autoridade. (ciências humanas).

O EMPREENDEDOR – ponte entre ideais abstratos e realizações concretas. Simboliza os projetos, a motivação, as idéias e sentimentos (razão, emoção e vontade). (ciências exatas).

O PENSADOR – usa todo o potencial de razão, de intuição filtrada pela lógica, de paixão pelo encontro com a verdade. (ciências humanas).

O ATLETA – o orgulho de pertencer à espécie humana, que se supera, que abre os caminhos da própria evolução. (ciências biológicas).

 

            Pensando que os arquétipos profissionais são modelos ideais de pessoas para realizar com prazer e eficiência cada grupo de profissões, é concluído que por sua descrição, é possível perceber qual profissão o atrai. É claro que alguns casos, necessitam de mais esclarecimentos acerca das escolhas, sendo assim, cabe ao psicólogo buscar recursos que ajudem a definir com maior clareza o significado de cada profissão.

 

FONTE:

Cunha, B.M., Na dúvida, ultrapasse: Orientação Vocacional, SP, Ed.Coleção                                         

                 Alternativa Humana, 1977.



[1] Psicóloga Clínica da Abordagem Cognitivo-Comportamental – CRP: 62279

[2]  Psicóloga Clínica da Abordagem Psicodinâmica – CRP: 65914




Voltar para Artigos
Psicologia Mooca - Todos os Direitos ReservadosRua Tobias Barreto, 578 - Mooca - São Paulo - SP - Tel. 11 2601-8092 - Whatsapp +55 11 96205-6865