Untitled Document
ARTIGOS - O QUE STRESS?

O que é stress?

Alexandra Bertani (1)

Inicialmente, o stress não é uma doença, é uma reação do organismo frente a determinadas situações, podendo ser dificuldades no relacionamento, questões familiares, perdas, alteração na estrutura financeira, mudanças na vida social e/ou profissional, responsabilidade excessiva, falta de tempo para o lazer, mudança súbita, acidente, seqüestro, cirurgia, entre outras.

Toda vez que uma pessoa se preocupa, sente-se muito feliz ou tem medo, o organismo da início a uma reação (stress), que envolve o hipotálamo (no cérebro), glândulas (hipófise, tiróide), órgãos (coração, fígado e estômago) e os músculos.

O desenvolvimento do stress depende tanto da personalidade de cada um, quanto do estado de saúde, portanto as crenças, estilo de vida, doenças, valores e experiências anteriores são muito importantes para o tratamento psicoterapêutico nestes casos.

O stress tem três fases:

Alarme – O organismo entra em estado de alerta, onde ocorrem algumas reações corporais, tais como: respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial alta, tensão muscular, gastrite, entre outras.

Resistência – Persistem os sintomas da primeira fase, aumentando a possibilidade de outras ações, como: insônia, sensação de desgaste, infecções, lapsos de memória, mudança no apetite, sensibilidade emotiva excessiva, diminuição da libido, etc.

Exaustão –Possibilidade de surgir as seguintes doenças: alergias, diabetes, infecções graves, problemas respiratórios, depressão, fobias, ansiedade e também sintomas cognitivos como dificuldade de concentração, bruxismo, distúrbios no comportamento sexual, etc.

O indivíduo comprometido pelo stress tem sua qualidade de vida abalada, tornando-se menos produtivo, com maior predisposição a doenças e menor motivação para a vida social e afetiva.

(1) Alexandra Bertani

Psicóloga clínica CRP 62279

Psicologia Mooca - Todos os Direitos ReservadosRua Tobias Barreto, 578 - Mooca - São Paulo - SP - Tel. 11 2601-8092 - Whatsapp +55 11 96205-6865