Ciúmes

Ciúmes é um sentimento de insegurança que está diretamente relacionado ao medo de perder o objeto amado.
Podemos entender por objeto amado, um (a) namorado (a), amigo (a), parente, ou até mesmo um objeto de muita estima. Sendo assim, quem nunca sentiu ciúmes, não é mesmo?
Mas vamos nos atentar ao ciúme romântico, ou seja, pelo pelo companheiro (a).
É um tema frequente em sessões de psicoterapia, afinal, traz grande sofrimento tanto para quem sente, quanto para quem sofre com os ataques de ciúmes. Pois todo ciumento tenta controlar os passos da pessoa amada.
O ciúme pode ser considerado normal, quando ele é passageiro e sutil, não interferindo, nem causando transtornos no dia a dia dos envolvidos.
Quando passa dos limites, muda a rotina, agride, limita a vida, invade a privacidade, as causas precisam ser investigadas e trabalhadas para melhorar a rotina do relacionamento e a qualidade de vida dos envolvidos.
O ciúme não é algo que surge do nada, ou porque o (a) parceiro (a) é inadequado (a) é por baixa estima, falta de confiança em si próprio, culpa, medo, entre outros.
Portanto, se você sofre de ciúmes exagerado, procure ajuda! Não faça seu parceiro (a) sofrer!
Se você é vítima de ciúme exagerado, não se culpe! Ajude seu (sua) parceiro (a) oriente a procurar ajuda!!

Faça Terapia!!!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?