Borderline

É um transtorno limítrofe onde a instabilidade tanto de humor quanto de comportamentos e relacionamentos são as características principais.

– Trata se de pessoas que possuem medo intenso de abandono ou ficar sozinhos
– tendem a assumir riscos sem pensar nas consequências, principalmente para si mesmos
– frequentemente se automutilam ou apresentam pensamentos suicidas. Porém geralmente não estão tentando se matar, mas sim expressando sua raiva/auto aversão com relação a si mesmos
– se sentem diferentes, se descrevem como vazios, perdidos
– apresentam pensamentos paranóicos
– raiva intensa sobre coisas triviais são comuns e respondem fisicamente a ela (não apresentam controle sobre essa raiva)
– são instáveis emocionalmente, sentimentos de ansiedade intensa podem se transformar em depressão intensa de um momento pro outro. Isso pode durar horas ou dias.

O diagnóstico é realizado com base nos sintomas

O tratamento é multidisciplinar e a psicoterapia permite que os pacientes desenvolvam um senso mais estável e realista de si mesmo e do outro, melhorando assim o relacionamento interpessoal, além de reduzir as ideações suicidas e melhora a depressão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

O que é amor pra você?

    Acredito que esse sentimento se dá por um conjunto de admirações e afinidades, tanto nas amizades quanto nas relações amorosas. Para estarmos inteiros com alguém, é necessário olhar para o outro com algum encantamento. Quando amamos uma pessoa, desejamos estar junto, compartilhar de momentos, conquistas, dar risada, fazer carinho, planos, mas acima de tudo queremos o bem do

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Desconfiança no relacionamento?

  Já se perguntou porque isso acontece? O medo de de perder, de ser enganado ou simplesmente de passar por algum sofrimento, faz com que se olhe com desconfiança para o relacionamento. Esse sentimento envenena a relação, pois gera briga grande parte do tempo e cria um desconforto enorme à vítima, que por sua vez, se percebe desrespeitada e invadida.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amor da vida e amor pra vida. Qual a diferença?

Amor pra vida e amor da vida. Qual a diferença?     Dizem que o amor da sua vida sempre será vulnerável e nunca dará certo, e o amor pra sua vida é aquele que se torna um casamento “feliz”. Mas será que isso é realmente como acontece? Qual a real diferença entre os dois? Primeiramente, os relacionamentos são muito

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?