Borderline

É um transtorno limítrofe onde a instabilidade tanto de humor quanto de comportamentos e relacionamentos são as características principais.

– Trata se de pessoas que possuem medo intenso de abandono ou ficar sozinhos
– tendem a assumir riscos sem pensar nas consequências, principalmente para si mesmos
– frequentemente se automutilam ou apresentam pensamentos suicidas. Porém geralmente não estão tentando se matar, mas sim expressando sua raiva/auto aversão com relação a si mesmos
– se sentem diferentes, se descrevem como vazios, perdidos
– apresentam pensamentos paranóicos
– raiva intensa sobre coisas triviais são comuns e respondem fisicamente a ela (não apresentam controle sobre essa raiva)
– são instáveis emocionalmente, sentimentos de ansiedade intensa podem se transformar em depressão intensa de um momento pro outro. Isso pode durar horas ou dias.

O diagnóstico é realizado com base nos sintomas

O tratamento é multidisciplinar e a psicoterapia permite que os pacientes desenvolvam um senso mais estável e realista de si mesmo e do outro, melhorando assim o relacionamento interpessoal, além de reduzir as ideações suicidas e melhora a depressão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?