Complexo de Inferioridade

Acontece quando o indivíduo se sente completamente deslocado do ambiente, cola-se defeito em absolutamente tudo que faz, por maior que seja seu esforço e seu êxito, não está bom. Podemos começar por:
Ambiente na infância e adolescência, onde os pais ou o responsável enfatizam erros, e abusam dos comentários negativos, não poupando críticas desnecessárias.
Bullying, uma agressão física e psicológica aquela brincadeirinha de mal gosto, pode desencadear diversos transtornos além do CDI.
Padrões exigidos pela sociedade, como estético e acadêmicos. Preconceito sobre religião, raça, opção sexual, sexo etc.
O indivíduo se sente inapropriado, acreditando através de uma severa autocritica que é incapaz. Com isso, a pessoa se afasta do convivo social, desencadeia timidez, dificuldade a mudança, faz comparações com o outro, baixa autoestima, depressão e precisa de atenção constante. É na verdade um ciclo de autodestruição.
O tratamento indicado para o complexo de inferioridade é a psicoterapia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?