Estresse Pós Traumático

Transtorno psicológico causado após eventos traumáticos, como: ser sequestrado, sofrer violência doméstica, assaltos, perder algum ente querido, ou qualquer evento que altere de maneira repentina a vida do indivíduo e que provoca medo excessivo. As reações de medo são normais na maioria dessas situações o que difere no transtorno, além de ser excessivo e constante, interfere diretamente nas atividades diárias, ou seja, a pessoa vira refém do medo, tudo se torna um potencial perigo, até mesmo ficar em casa vendo TV.
Já imaginou viver assim? Onde qualquer coisa, qualquer barulho, qualquer objeto, pode ser um potencial desencadeador de lembranças traumáticas? Pois essa é a realidade de quem vivencia esse transtorno.
Os principais sintomas são:
– Lembranças vividas da situação, com taquicardia e sudorese;
– Pensamentos macabros;
– Pesadelos;
– Estar sempre em estado de alerta;
– Insônia;
– Explosões de raiva;
O tratamento é realizado com psiquiatra e psicólogo, para ajudar a superar os medos que vão surgindo e a ansiedade crescente que envolve o paciente ao longo do tempo.
É sempre importante lembrar que o quanto antes procurar ajuda, menor o sofrimento psíquico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?