Mitomania

Também conhecida como mentira patológica.

Todos nós já contamos pequenas ou até grandes mentiras para escaparmos de alguma coisa desagradável, ou até mesmo para não sermos sinceros com nosso amigo afim de não magoa -lo, não é mesmo? Enfim, uma mentira de vez em quando é normal, mesmo que a mentira seja grande!
A patologia se mostra quando a mentira aparece de forma compulsória para construir histórias e formar a narrativa de vida do indivíduo de maneira duradoura e incontrolável.
As pessoas que sofrem desse transtorno contam histórias com base em fatos reais e que geralmente são usadas para eles obterem vantagem em situações, mesmo que seja para saírem como coitadinhos.
A pessoa tem consciência da mentira, mas não consegue se conter e quando é “pega” cria novas mentiras para se “safar”.
O tratamento é difícil, pois embora o mitomaníaco reconheça a doença ele não adere ao tratamento, mesmo sabendo o quanto isso afeta seu trabalho, amigos e família! O tratamento é a combinação entre psicoterapia e psiquiatra!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

O que é amor pra você?

    Acredito que esse sentimento se dá por um conjunto de admirações e afinidades, tanto nas amizades quanto nas relações amorosas. Para estarmos inteiros com alguém, é necessário olhar para o outro com algum encantamento. Quando amamos uma pessoa, desejamos estar junto, compartilhar de momentos, conquistas, dar risada, fazer carinho, planos, mas acima de tudo queremos o bem do

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Desconfiança no relacionamento?

  Já se perguntou porque isso acontece? O medo de de perder, de ser enganado ou simplesmente de passar por algum sofrimento, faz com que se olhe com desconfiança para o relacionamento. Esse sentimento envenena a relação, pois gera briga grande parte do tempo e cria um desconforto enorme à vítima, que por sua vez, se percebe desrespeitada e invadida.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amor da vida e amor pra vida. Qual a diferença?

Amor pra vida e amor da vida. Qual a diferença?     Dizem que o amor da sua vida sempre será vulnerável e nunca dará certo, e o amor pra sua vida é aquele que se torna um casamento “feliz”. Mas será que isso é realmente como acontece? Qual a real diferença entre os dois? Primeiramente, os relacionamentos são muito

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?