Mitomania

Também conhecida como mentira patológica.

Todos nós já contamos pequenas ou até grandes mentiras para escaparmos de alguma coisa desagradável, ou até mesmo para não sermos sinceros com nosso amigo afim de não magoa -lo, não é mesmo? Enfim, uma mentira de vez em quando é normal, mesmo que a mentira seja grande!
A patologia se mostra quando a mentira aparece de forma compulsória para construir histórias e formar a narrativa de vida do indivíduo de maneira duradoura e incontrolável.
As pessoas que sofrem desse transtorno contam histórias com base em fatos reais e que geralmente são usadas para eles obterem vantagem em situações, mesmo que seja para saírem como coitadinhos.
A pessoa tem consciência da mentira, mas não consegue se conter e quando é “pega” cria novas mentiras para se “safar”.
O tratamento é difícil, pois embora o mitomaníaco reconheça a doença ele não adere ao tratamento, mesmo sabendo o quanto isso afeta seu trabalho, amigos e família! O tratamento é a combinação entre psicoterapia e psiquiatra!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?