Síndrome do Impostor

Síndrome do Impostor

Apesar de não ser classificada como doença mental, trata – se de um fenômeno que está sendo amplamente estudado, pois está relacionado a baixa estima, complexo de inferioridade e insegurança.
São pessoas que não reconhecem a própria capacidade e embora sejam talentosas e habilidosas, sempre apontam que a razão do sucesso foi sorte, Deus ou terceiros e nunca a própria capacidade.
Por esse motivo, preferem se esconder, não investindo na carreira para que não sejam “descobertos”, pois se consideram “fraudes”.
Esse fenômeno costuma afetar pessoas bem sucedidas, mas que não reconhecem o próprio esforço.
Acredita – se que a cobrança excessiva dos pais desde a infância, por ótimos desempenhos pode contribuir para o desenvolvimento da baixa estima e desvalorização.
A psicoterapia irá ajudar a lidar com os pontos mais frágeis e buscar o auto conhecimento e a auto valorização.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

O que é amor pra você?

    Acredito que esse sentimento se dá por um conjunto de admirações e afinidades, tanto nas amizades quanto nas relações amorosas. Para estarmos inteiros com alguém, é necessário olhar para o outro com algum encantamento. Quando amamos uma pessoa, desejamos estar junto, compartilhar de momentos, conquistas, dar risada, fazer carinho, planos, mas acima de tudo queremos o bem do

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Desconfiança no relacionamento?

  Já se perguntou porque isso acontece? O medo de de perder, de ser enganado ou simplesmente de passar por algum sofrimento, faz com que se olhe com desconfiança para o relacionamento. Esse sentimento envenena a relação, pois gera briga grande parte do tempo e cria um desconforto enorme à vítima, que por sua vez, se percebe desrespeitada e invadida.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amor da vida e amor pra vida. Qual a diferença?

Amor pra vida e amor da vida. Qual a diferença?     Dizem que o amor da sua vida sempre será vulnerável e nunca dará certo, e o amor pra sua vida é aquele que se torna um casamento “feliz”. Mas será que isso é realmente como acontece? Qual a real diferença entre os dois? Primeiramente, os relacionamentos são muito

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?