Síndrome do Impostor

Síndrome do Impostor

Apesar de não ser classificada como doença mental, trata – se de um fenômeno que está sendo amplamente estudado, pois está relacionado a baixa estima, complexo de inferioridade e insegurança.
São pessoas que não reconhecem a própria capacidade e embora sejam talentosas e habilidosas, sempre apontam que a razão do sucesso foi sorte, Deus ou terceiros e nunca a própria capacidade.
Por esse motivo, preferem se esconder, não investindo na carreira para que não sejam “descobertos”, pois se consideram “fraudes”.
Esse fenômeno costuma afetar pessoas bem sucedidas, mas que não reconhecem o próprio esforço.
Acredita – se que a cobrança excessiva dos pais desde a infância, por ótimos desempenhos pode contribuir para o desenvolvimento da baixa estima e desvalorização.
A psicoterapia irá ajudar a lidar com os pontos mais frágeis e buscar o auto conhecimento e a auto valorização.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Ciúme

  Que sentimento é esse? Existe medida certa? Posso sentir essa sensação? Porque algumas pessoas não sentem ciúme?     Sabia que o ciúme existe em todos nós desde que somos criança? Quem tem irmão mais novo, por exemplo, sabe como é sentir medo de perder a preferência dos pais. Desta forma, o sentimento de ciúme é intensificado.   Podemos

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Quando procurar terapia de casal?

Quando procurar terapia de casal?   – falta de respeito. -objetivos muito distintos. – diferenças na educação dos filhos. – perda de admiração. – impasses no relacionamento com os familiares. – brigas e discussões constantes. – falta de comunicação   Se você perceber que há alguma diferença relevante na relação, busque ajuda de um profissional. Não espere seu casamento afundar.

Leia Mais »
Artigos
alexandra@psicologiamooca.com.br

Amizades na pandemia

Amizades na pandemia   Algumas das suas amizades foram afetadas na pandemia? A rotina das pessoas mudou, o café da tarde já não existia mais, a balada de sexta estava fechada, o barzinho no fim de semana já não existia mais, o trabalho ficou somente online… E os momentos com amigos ficaram nas lembranças… Boas amizades nos tiram da tristeza,

Leia Mais »
× Como posso te ajudar?